domingo, 21 de novembro de 2010

Embriologia

lSão animais triblásticos (possuem os 3 folhetos germinativos: ectoderme, mesoderme e endoderme), pseudocelomados (cavidade do corpo é delimitada pelos tecidos da mesoderme e tecidos da endoderme), protostômios (quando o blastóporo dá origem à boca) e possuem simetria bilateral.

10 comentários:

  1. Rena M. - Esse é um blog bem estruturado e esclarece muito bem o assunto citado que é o Nemotodeos.

    ResponderExcluir
  2. Os nematódeos ou nemátodos (Nemathelminthes) (também chamados de vermes cilíndricos) são considerados o grupo de metazoários mais abundante na biosfera, com estimativa de constituírem até 80% de todos os metazoários com mais de 20.000 espécies já descritas, de um número estimado em mais de 1 milhão de espécies atuais, que incluem muitas formas parasitas de plantas e animais. Apenas os Arthropoda apresentam maior diversidade. O nome vem da palavra grega nema, que significa fio.

    Deiseane Menezes 2m1

    ResponderExcluir
  3. pude observar queOs nematódeos são animais invertebrados de corpo fino e tubular, triblásticos, pseudocelomados e com simetria bilateral. Esses animais são representados por espécies de vida livre, terrestres ou aquáticos, de água doce ou salgada, existindo também representantes que parasitam outros animais e plantas.Foi uma apresentaçao interessante.

    luciana matos da paixao
    serie2m1

    ResponderExcluir
  4. Os nematódeos são animais invertebrados de corpo fino e tubular, triblásticos, pseudocelomados e com simetria bilateral. Esses animais são representados por espécies de vida livre, terrestres ou aquáticos, de água doce ou salgada, existindo também representantes que parasitam outros animais e plantas.

    Carlos Vinícius Santos Paixão

    ResponderExcluir
  5. bom essa pesquisa representa que Os nematódeos ou nemátodos são vermes cilíndricos) são considerados o grupo de metazoários mais abundante na biosfera.e que são animais invertebrados,e são animais terrestres ou aquáticos de água doce ou salgada,existindo também representantes que parasitam outros animais e plantas.

    ALUNA: Adriele emanuele 2ªm1

    ResponderExcluir
  6. Caique dos Anjos Santana, 2ºM1 :

    O texto explica de uma forma exclarecida sobre os nematodeos, fala sobre os folhetos germinativos, apresentando links do infoescola explicando claramente, muito bom

    ResponderExcluir
  7. Os nematódeos são todos cilíndricos e alongados. Corpo não segmentado e revestido de cutícula resistente e quitinosa. Sistema digestivo completo, possuindo boca e ânus. O sistema nervoso é formado de um anel anterior, que circunda a faringe, e cordões nervosos longitudinais relacionados com aquele anel. O sistema locomotor é estruturado em camadas musculares longitudinais situadas logo abaixo da epiderme. As contrações desses músculos só permitem movimentos de flexão dorsoventral. Não há movimentos laterais. Todos os nematódeos são unissexuados (animais dióico), ou seja, têm sexos separados machos e fêmeas distintos. Em alguns, há até nítido dimorfismo sexual o macho é bem diferente da fêmea.

    Não há estruturas flageladas nem ciliadas nesses animais. Nem mesmo os espermatozóides possuem flagelos. Eles se locomovem por meio de pseudópodos, com movimentos amebóides.
    Com esse pude entender que que eles são parasitas que causa doença de uma enorme tumoração cheia de liquido.
    Interessante d+ todos os blogs todos ele me fizeram aprender sobre pequenos animais e tomar cuidado com eles.


    TAIANE BORGES CARVALHO

    ResponderExcluir
  8. os nematódeos ( do grego nematos = fio + eidos = forma ) ou nematelmintos apresentam corpo cilíndrico ou filamentoso, afilado nas duas extremidades. Têm tamanho variado, existindo espécies com 1 milímetro de comprimento e outras que chegam até 1 metro. São representados por mais de 15 mil espécies, constituindo o segundo filo animal mais numeroso ( o primeiro é o dos artrópodes ). Espécies de vida livre ocorrem no solo e na água; numerosos são os parasitas de animais e vegetais.
    Os vermes nematódeos são animais de sexos separados, sendo as fêmeas maiores do que os machos. Os ovos são microscópicos, mas resistentes a condições desfavoráveis do meio ambiente.
    Como representante típico desse filo destaca-se a lombriga ( Ascaris lumbricoides ). Na fêmea, que atinge de 35 a 40 cm de comprimento, a extremidade posterior é alongada. O macho, com 15 a 35 cm de comprimento, apresenta a extremidade posterior recurvada e com duas espículas usadas na cópula com a fêmea.

    - Características gerais :

    1) - Simetria bilateral ;
    2) - Protostomados ;
    3) - Triblásticos ;
    4) - Tubo digestivo completo ;
    5) - Sistema nervoso difuso ( ou ganglionar ) ;
    6) - Olfato mais apurado que nos platelmintos ;
    7) - Pseudo - celomados ( facilita o processo de difusão ) ;
    8) - Todos sexuados.
    TAIS BORGES CARVALHO 2M1

    ResponderExcluir
  9. Nas minhas observacões gerais eu pude nota que os nematódeos de vida livre são pequenos, geralmente menores do que 2,5 mm de comprimento e têm o corpo construído no mesmo plano fundamental, um cilindro quase perfeito, nu, delgado e alongado, com aspecto filiforme, em sua maioria, ou fusiforme. O animal é essencialmente um tubo dentro de outro tubo: o tubo externo é a parede corpórea, constituída, externamente, por uma cutícula complexa e, internamente, por uma camada de músculos longitudinais. O tubo interno é o trato digestivo, que é terminal na extremidade anterior mas subterminal posteriormente. Entre a parede e o tubo digestivo há a cavidade corpórea ou pseudoceloma, preenchida por líquido, que funciona como um "esqueleto hidrostático", além de favorecer a distribuição de nutrientes e recolher excretas, e na qual se encontram os órgãos reprodutore.
    Aluna:ingride cristina 2m1

    ResponderExcluir